Reabilitação
Os programas de reabilitação da academia têm um enfoque no condicionamento cardiorrespiratório baseado nas inúmeras pesquisas que comprovam que pessoas bem condicionadas se reabilitam mais rapidamente e se lesionam menos. Os exercícios em deep water, que é a modalidade que utilizamos para esse programa, são adaptados a necessidade individual e permitem que o aluno se recupere rapidamente e possa então retornar com as suas atividades normais.
Esse tipo de programa é indicado para qualquer patologia musculoesquelética, para pré e pós-cirúrgico de cirurgias musculoesqueléticas e indivíduos com hérnia de disco. Para indivíduos com Parkinson temos tido excelentes resultados com a Hidrobike.
Considerando que uma das vias de liberação da dopamina é a suprarrenal, que é ativada no exercício aeróbio, os exercícios aeróbios e cíclicos têm ajudado muito nos processos de reabilitação dessa patologia.
Para atletas dos mais diversos esportes os programas de reabilitação são adaptados ao esporte e tem a função de além de reabilitar a lesão em questão manter o condicionamento específico do esporte.
Com o avanço da idade é comum as pessoas apresentarem desgastes articulares e osteoartrose. Não é possível modificar os danos já existentes, mas é possível fortalecer a musculatura e estacionar os processos de desgaste.
Quando o indivíduo melhora a sua condição cardiorrespiratória, todos os sistemas do corpo funcionam de maneira equilibrada. O aporte de oxigênio aumenta para as regiões lesionadas facilitando a remoção de metabólitos e favorecendo assim a melhor reabilitação. Normalmente quando as condições gerais do indivíduo vão melhorando descobrimos se os sintomas que ele refere estão relacionados a própria lesão ou ao desequilíbrio causado pela inatividade e conseguimos então escolher exercícios e/ou propor tipos de trabalho mais específicos que favoreçam a reabilitação da região em questão.
O tempo de experiência tem nos mostrado que a maior parte das pessoas, quando passa a se condicionar adequadamente passa a referir menos dor, e aumenta as atividades de vida diária que é uma das nossas preocupações para gerar uma melhor qualidade de vida.
É importante dizer que o problema NÃO é o envelhecimento, MAS a inatividade. Pessoas que, com o avanço da idade, se mantem ativos e focados no condicionamento muscular, aeróbio e na flexibilidade tendem a não apresentar sintomas e/ou patologias comumente encontradas nos mesmos indivíduos sedentários.
Estamos à disposição para trocar ideias e discutir casos individualmente buscando encontrar o melhor para cada aluno.
As aulas têm duração de uma hora e o tipo de trabalho a ser realizado depende das condições individuais. A piscina é aberta e aquecida, permitindo que o aluno fique em contato com a natureza, o que pode ser de grande importância nesse processo. Há uma pequena cobertura para entrada e saída da piscina permitindo que a toalha ou roupão fique logo na saída da piscina.